[lab2lab] Convocatoria de Residencaias en MarginaliaLab - Belo Horizonte - Brasil

flyer_marginalia

Convocatória Internacional de Residentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS


Objeto da convocatória

O objetivo deste instrumento de convocação é a seleção de 3 (três) artistas residentes para o programa de residências artísticas do Marginalia+Lab no ano de 2011. Os artistas selecionados desenvolverão projetos de criação e experimentação ao longo de um período de 2 (dois) meses cada, entre março e julho de 2011, no Marginalia+Lab, laboratório localizado na cidade de Belo Horizonte, Brasil.

A convocatória é direcionada a artistas, designers, músicos, técnicos, engenheiros, arquitetos, programadores, educadores e qualquer outra pessoa que desenvolva trabalhos de criação e experimentação situados na interseção entre arte e tecnologia.

O Marginalia+Lab busca, com este programa, promover oportunidades de aprofundamento de investigações estéticas e técnicas, em contato direto com a comunidade local de artistas e desenvolvedores das mais diversas áreas. Com este intuito, ao longo do período de residência, serão promovidos encontros, workshops e outras atividades de intercâmbio com a participação dos artistas selecionados e abertos ao público em geral.

Orientação das propostas

Dentre as diversas abordagens deste amplo campo, fragilmente denominado de arte e tecnologia, espera-se que as propostas de trabalho apresentem apropriações originais e mesmo interferências sobre os substratos tecnológicos, sociais e culturais de seu entorno.

Neste sentido, ainda que de forma não exclusiva ou restritiva, são temas de interesse desta convocatória a ‘baixa tecnologia de ponta’, o do it yourself e o do it with others, projetos utópicos ou impossíveis, bem como aproximações de contextos locais e espaços urbanos.

Não obstante, os interessados em se inscrever são estimulados a propor sua própria perspectiva do campo, ainda que dissonantes com a perspectiva proposta.

SOBRE AS RESIDÊNCIAS

Os 3(três) artistas serão selecionados de acordo com a seguinte divisão:

- 1 (um) artista local: residente em Belo Horizonte ou Região Metropolitana de Belo Horizonte;

- 1 (um) artista brasileiro, residente em qualquer lugar do pais;

- 1 (um) artista internacional, residente em qualquer outra localidade fora do Brasil;

O período de residência dos mesmos seguirá ainda a seguinte escala:

- Artista de Belo Horizonte ou Região Metropolitana: 15 de março a 15 de maio;

- Artista brasileiro: 15 de abril a 15 de junho;

- Artista estrangeiro: 15 de maio a 15 de julho.

Laboratório

Aos artistas selecionados será oferecido o uso do espaço e estrutura técnica do Marginalia+Lab, ao longo do período da residência, para a realização de suas propostas.

O laboratório situado na Av. Brasil, 75, em Belo Horizonte, Brasil, possui um espaço versátil, capaz de comportar diversas atividades de desenvolvimento.

INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas entre 8 de dezembro de 2010 e 1º de fevereiro de 2011 e devem ser feitas exclusivamente através do formulário online .

As inscrições poderão ser feitas por indivíduos ou grupos. No caso de inscrições em grupo, um dos membros deve se responsabilizar pela inscrição e todo o custeio, oferecido pelo Marginalia+Lab, será para apenas uma pessoa, incluindo alimentação, cachê, hospedagem e passagens, quando for o caso.

PRAZOS:

Convocatória de residentes: de 8 de dezembro de 2010 a 1º de fevereiro de 2011

Além dos dados pessoais, a inscrição é composta basicamente por uma proposta livre de trabalho para o período da residência e pelo portfólio do artista ou grupo. Este poderá ser apresentado em arquivo de formato PDF, em site pessoal ou em apanhado dos perfis do artista em serviços como Flickr, YouTube, Vimeo, entre outros.

Menores de idade

A inscrição de menores de 18 anos é restrita. Estes NÃO poderão, em nenhuma hipótese, ser beneficiários diretos de quaisquer custeios oferecidos pelo Marginalia+Lab.

Sua participação em atividades de residência, portanto, somente será permitida enquanto integrante de um grupo e, mesmo assim, quando expressamente autorizada por seu responsável legal nos termos da legislação pertinente.

SELEÇÃO

Comissão de seleção

A comissão de seleção será composta pela equipe de coordenação do laboratório e por membros por ela convidados a integrá-la.

Critérios de avaliação

As propostas inscritas serão julgadas segundo os seguintes critérios:

- Qualidade da proposta e portfólio;

- Adequação ao propósito e contexto desta convocatória.

Divulgação de resultados

Os resultados serão divulgados no site do laboratório e os selecionados serão comunicados através do email fornecido no ato da inscrição.

BENEFÍCIOS OFERECIDOS AOS SELECIONADOS

Pró-labore

Aos artistas selecionados, será oferecido um pró-labore no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) referente a todo o período da residência.

Em caso de inscrições em grupo, este valor deverá ser compartido entre por seus integrantes.

Auxílio para traslado e hospedagem

Será oferecido aos artistas brasileiro e estrangeiro que residam fora de Belo Horizonte e região metropolitana.

Auxílio para alimentação

Será oferecido um auxílio para custeio da alimentação dos artistas selecionados durante o período da residência.

Infra-estrutura para desenvolvimento

Os artistas selecionados terão acesso diário ao espaço do laboratório, bem como aos equipamentos, ferramentas e estrutura comum do Marginalia+Lab, podendo deles fazer livre uso dentro das normas básicas de funcionamento do laboratório e sempre zelando pela manutenção e conservação dos equipamentos, ferramentas e estrutura que utilizar.

O espaço e estrutura de trabalho serão compartilhados pelo artista com outros residentes, bem como com atividades desenvolvidas periodicamente no laboratório, como oficinas, encontros, grupos de trabalho, entre outros.

Encontros com artistas e pesquisadores

Ao longo do período de residência, serão promovidos pelo menos 2(dois) encontros com artistas, pesquisadores ou curadores cujo trabalho se relacione com a proposta em desenvolvimento pelo artista.

Difusão dos trabalhos desenvolvidos

O Marginalia+Lab fará a difusão dos trabalhos em meio online, no site do laboratório e em ações de comunicação diversas.

Também é prevista uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos 3(três) residentes, a qual deverá ser realizada no mês de julho de 2011, ao final do período de residências.

OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS

Palestra ou encontro

Como parte das atividades da residência, o artista se compromete em participar de uma palestra, encontro ou apresentação de portfólio no período inicial de suas atividades junto ao Marginalia+Lab.

Workshop

O artista residente deverá realizar ao menos uma atividade aberta ao público e com duração de aproximadamente uma semana.

O formato desta atividade é aberto, podendo se adequar à proposição do próprio artista, mas deve se configurar enquanto um momento de abertura e compartilhamento de conhecimentos e processos construídos em seu próprio trabalho.

Desenvolvimento e documentação das propostas

Os artistas selecionados se comprometem a desenvolver um trabalho de criação, experimentação ou investigação relacionado à proposta descrita no ato de sua inscrição.

Todo o trabalho deverá ser documentado no site do laboratório, através de ferramentas diversas que lhe serão oferecidas.

Ao final da residência, o artista deverá chegar a um resultado ou registro passível de exposição, exibição, disponibilização ou performance pública. Este formato final será apresentado publicamente na exposição cuja realização é prevista para o mês de julho de 2011.

Creditação

O artista selecionado concorda e se compromete em creditar o Marginalia+Lab, na condição de apoiador, nas fichas técnicas dos trabalhos desenvolvidos durante a residências em todas as divulgações e exposições envolvendo estes trabalhos.

Uso de imagem

Ao se inscrever, os artistas também se comprometem, caso selecionados, em ceder as imagens dos trabalhos que desenvolver e de si próprios – produzidas durante o período da residência e exposição – gratuitamente e sem qualquer ônus, para usos com fins de divulgação institucional e cultural por parte dos realizadores, patrocinadores e apoiadores do evento e seus eventuais programas de fomento à cultura, em qualquer tipo de mídia e a qualquer tempo.

Ao inscrever, pressupõe-se que o autor da proposta, ou representante do grupo, leu e concorda com todos os termos deste regulamento.

A decisão final e o julgamento de casos omissos cabem à equipe organizadora do evento, sem possibilidade de recurso.

Belo Horizonte, 8 de dezembro de 2010.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO